Rabo de Saia

Os factos aqui contidos são reais e qualquer semelhança com a ficção é mera coincidência.

 

quarta-feira, abril 12, 2006

Ser mãe é ...

Beatriz com o Touss e a BabeSer mãe é lixado. E é uma ideia mais ou menos generalizada que os primeiros meses são os mais difíceis com as noites mal dormidas, as pilhas de fraldas, os biberões, as cólicas e por aí fora.

Pois eu estou convençida que se vai tornando mais difícil à medida que os anos passam. Um bebé é simples. Se chora está com fome. Ou tem a fralda suja. Ou tem sono. Se nenhuma das anteriores se confirmar, está doente. E se não estiver doente, está um cu de mimo.

Já uma pré-adolescente requer muito mais jogo de cintura. Quer saber tudo sobre sexo. Quer um cão. Quer um gato. Quer ver os Morangos com Açúcar. Quer saber porque me separei do pai dela. Exige comprar isto e aquilo. Convida constantemente amigas tão histéricas quanto ela para passar a noite. Mas, acima de tudo, acha que já é adulta e que ganhou já o direito à sua independência.

E entre momentos de raiva e outros de maior serenidade, a vida vai acontecendo e os putos vão-se criando.

Muitas vezes me questiono se sou uma boa mãe. Se devo continuar a ter filhos neste mundo minado de perigos e filho-da-putices. Não é por acaso que o nosso amigo Ry sugeriu já ao Tiago que, em caso de divórcio, ele poderia usar este blog para conseguir poder paternal não só da filha dele como da filha do outro. Eu não duvido.

Mas entre contas com saldos negativos, nervos em franja e mãos gretadas pelos pirexes de empadão para os meninos que vêm passar a noite, fica uma ideia muito clara: se daqui a umas boas dezenas de anos as ceias de Natal não acontecessem em torno de uma grande mesa recheada de filhos, netos, noras, genros e enteados, nada teria valido a pena.

6 Espreitadelas:

Em 10:15 da tarde, Blogger patologista disse...

Nem mais. Eles dão-nos cabo da vida.
Quando tive a minha primaira filha jurei que não repetia a brincadeira.
Agora que vem a segunda digo o mesmo.
E de facto, quando penso no Natal daqui a uns anos si que fiz bem, muito bem.

Em 10:49 da manhã, Blogger Assessora Pipinha disse...

caro patologista, long time no see. parabéns pelas duas. e feliz natal :)

Em 11:42 da manhã, Blogger Mia disse...

Ser mãe deve ser mesmo lixado! Ainda não sei, mas quero descobrir. Deve ser um misto de querer beijá-los e espancá-los ao mesmo tempo! Só me lembro das palavras da minha mãe: "Não te desejo mal nenhum, só espero que tenhas uma filha igualzinha a ti. Aí vais ver como elas mordem!".
GLUP! Eu era fresca, era!!! :)

Em 1:14 da tarde, Blogger Ana Elias disse...

Apanhei-te a comentar o blog da Mia, e vim cá espreitar... e não é que me diverti à brava?!

Beijinho.

Em 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Lindo! Adorei as tuas palavras que são do fundo do coração. Já testemunhei algumas vezes a boa mãe que és! Como tudo na vida, temos momentos bons, maus, assim a assim, mas o mais importante é termos quem amamos perto de nós. E eu sei que tu estás rodeada de pessoas maravilhosas!

Em 4:33 da tarde, Blogger Ry disse...

Ping?

Espreitar

<< Home