Rabo de Saia

Os factos aqui contidos são reais e qualquer semelhança com a ficção é mera coincidência.

 

quinta-feira, outubro 13, 2005

Clivagens

bela clivagemSegue-se um comentário de um mulher inteligente e bonita (não está livre) que nos fez chegar uma reflexão sobre a clivagem (e não estou a falar de decotes) homem/ mulher.

Não resistimos a publicá-la, sob pena de a vir a desapontá-la com a leviandade e frequente mau gosto dos conteúdos deste blog.


Um blog femininista
Por Marisa Miraldo, em York

"Um blog femininista???", exclamei" quando vi Rabo de Saia escrito em rosa sobre rosa. Para dizer a verdade, em determinadas circunstâncias, considero depreciativo para as mulheres, uma data de acções e proclamações ditas feministas, proferidas em defesa das 3,208,723.0 mil mulheres no mundo.

Não por considerar terminada esta luta pela igualdade, mas por acreditar que a igualdade passa, não tanto por batalhas entre sexos, mas sim por uma afirmação na vida quotidiana das nossa capacidades e pleno exercício dos nossos direitos enquanto peões de uma sociedade igualitária.

No entanto, um pouco depois pensei que, efectivamente, talvez grande parte das mulheres – e em especial portuguesas (em que me incluo) – dividem-se em dois grandes grupos.

As que se consideram iguais e, como tal, para quem o assunto se traduz numas risadas como os amig♂s em competições de quem sabe mais palavras começadas por x, quem muda mais rapidamente um pneu ou quem não pode passar sem ir as compras.

Depois há as que consideram que o “femininismo” é uma aberração da sociedade porque cresceram e foram educadas num microcosmos patriarcal e, como tal, sempre que ousam pensar nas suas necessidades e direitos enquanto mulheres, e muitas das vezes, tristemente, enquanto pessoas dirigem-se ao padre do sitio em penitencia de modo a poderem continuar a sua vida com paz de espirito.

Em qualquer um dos hemisférios, a verdade é que um dos grandes problemas é a falta de informação.

Tanto para o primeiro hemisfério – pois não se esqueçam que se é verdade que “em terra de cegos quem tem um olho é rei” não quer dizer que quem tem um olho vê com perfeita nitidez. Como para o segundo.

Na minha opinião, informação (imparcial e correcta!) é um dos principais pilares para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade democrática acabei por reavaliar o blog e acredito que poderá ser uma óptima fonte de progresso no que considero um dos debates mais interessantes que é o da reconciliação entre a igualdade de oportunidades e a simbiose entre sexos que felizmente são tão diferentes.

1 Espreitadelas:

Em 7:20 da tarde, Blogger Freddy disse...

Olá Pipinha querida, pelos vistos temos conhecimentos em comum, ainda que te sejam mais chegados por via familiar... Mas o que interessa é quem escreve os blogs e já tinha reparado neste (que linkava o meu) e vou continuar a cá vir regularmente até este mundo côr-de-rosa de bós as duas (sim, pq sou do Puorto).

Um beijito grande da Zona Franca

Espreitar

<< Home